A comunicadora e artista visual Roberta Marisa colocou em prática um projeto com objetivo de ampliar o consumo de arte entre a população acreana. Pensando em alcançar um maior número de pessoas com seus trabalhos artísticos, Roberta desenvolveu, em 2017, a Kombi Papoula, o veículo que atravessa a cidade de Rio Branco e leva as exposições a lugares distantes e de difícil acesso. Suspenso durante a pandemia de Covid-19, o projeto retornou, desde o início de 2023.
O projeto é independente, e neste ano, está sendo reativado através de editais de incentivo à cultura, que ampliou a atuação da Kombi para além dos bairros, levando arte integrada para comunidades e escolas rurais.
O veículo conta com exposição de obras artísticas de Roberta, que idealizou o projeto, e de outros artistas parceiros, transportando um acervo diverso de desenhos, pinturas e livros de acreanos. Além disso, a Kombi integra a exibição filmes durante suas exposições noturnas.
Para Roberta, o projeto é uma forma de valorizar a cultura acreana, e de compartilhamento de arte em lugares difíceis de ser alcançados por muitos artistas do estado.
“Quando círculo com a Kombi Papoula sinto na flor da pele a arte cumprindo o seu papel de chegar até as pessoas, afetar de forma positiva, inspirar crianças, jovens, adultos de todas as idades, sem restrição, atravessando a cidade, valorizando a nossa cultura, inspirar a comunidade e mostrando caminhos possíveis através da arte e educação”, expõe.
Neste ano, somente em escolas, a galeria de arte ambulante já atendeu, diretamente, mais de 500 pessoas, com turmas atendidas nos bairros Seis de Agosto, Calafate e na zona rural do Amapá.
Em Senador Guiomard, a Kombi marcou presença no aniversário da cidade, acessando pessoas que participavam da programação de comemoração na praça principal do município.
Roberta conta que, durante este ano, Kombi continuará atuando em escolas e terá uma agenda elaborada para circular em praças e feiras da cidade de Rio Branco.