Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em nova temporada cultural, Teatro GPT traz debates, espetáculo ‘As Confiadas’ e lançamento de livro

Mediação Cultural no Acre, existe? Abordando essa importante temática, o Teatro GPT inicia mais uma temporada cultural, incluindo apresentações e debates do espetáculo teatral “As Confiadas” em quatro municípios acreanos e o lançamento do livro Mediação Cultural no Acre, existe?, de Marilia Bomfim, atriz, diretora e fundadora do referido grupo.

O Teatro GPT nasceu em 1991, por iniciativa de Dinho Gonçalves, e desde então se mantém vivo e atuante no cenário cultural acreano, com constantes produções – 16 espetáculos de teatro que já circularam em municípios do Acre e em outros estados brasileiros – e com iniciativas voltadas para a formação, tanto de público, como de atores, desde os iniciantes até os mais experientes.

Mais recentemente, por iniciativa de Marilia Bomfim, o GPT trouxe para a discussão o conceito de Mediação Cultural, evidenciando uma temática que perpassa suas ações e apontando para a necessidade de investimentos em políticas públicas voltadas à cultura.

“Aprofundar o estudo sobre Mediação Cultural sempre foi uma vontade do Teatro GPT, como forma de posicionar as experiências acreanas como espaço de formação de espectadores. Foi com esse viés que realizei a pesquisa que deu origem ao livro “Mediação Cultural no Acre, existe?”, através da qual recebi o título de Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Acre”, comenta Marilia Bomfim.

O projeto inicia no dia 20 de maio, com a apresentação e debate do espetáculo “As Confiadas” na Usina de Arte João Donato, as 19h. Em seguida, percorre os municípios de Porto Acre Xapuri, e Plácido de Castro. Este espetáculo, que chegará a esses três municípios do interior do Acre, foi produzido após uma experiência profunda de Marilia Bomfim com o chamado “Teatro Essencial”, trazendo para o palco histórias e memórias vivenciadas pela atriz desde sua infância no município de Cruzeiro do Sul. Além das apresentações e debates, o projeto também inclui o lançamento e a distribuição gratuita em espaços públicos do livro “Mediação Cultural no Acre, existe?”.

“O Teatro GPT sempre promoveu ações culturais que resultaram em experiências significativas para nossos espectadores. O trabalho da Marilia mostrou que estamos no caminho certo. Isso é muito gratificante”, finaliza Dinho Gonçalves, diretor, ator e fundador do Teatro GPT.

O projeto “Mediação Cultural” é financiado pelo Governo do Estado do Acre, através do Edital 2022 do Fundo Estadual de Cultura, disponibilizado pela Fundação Elias Mansour (FEM), com a parceria da Federação de Teatro do Acre – FETAC.

Para mais informações sobre a programação, os interessados podem acessar as redes sociais do Teatro GPT e/ou fazer contato com a produção (WhatsApp 68 99975 5044). As atividades são gratuitas para o público e o limite de vagas na Usina de Arte será contabilizado mediante a ordem de chegada. Já as atividades que acontecerão em escolas serão destinadas à comunidade escolar.

Programação:

MAIO de 2023

Dia 20 – sábado, 19h

RIO BRANCO – Usina de Arte João Donato

Dia 24 – quarta-feira, 14h

PORTO ACRE – Escola Jader Saraiva Machado

Dia 26 – sexta-feira, 10h

PLÁCIDO DE CASTRO – Escola Joao Ricardo de Freitas

Dia 31 – quarta-feira – 14h

XAPURI – Escola Anthero Soares Bezerra

JUNHO de 2023

Dia 03 – sábado, 19h

RIO BRANCO – Usina de Arte João Donato

Apresentação da peça e lançamento de livro

Sair da versão mobile