A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) anunciou, neste domingo, 28, a expulsão da escola João Calvino dos Jogos Estudantis 2023, após um vídeo contendo xingamentos racistas contra um atleta do colégio Águias do Saber viralizar nas redes sociais.
Os atos preconceituosos praticados por um grupo de alunos e torcedores da escola presbiteriana aconteceu neste sábado, 27, durante partida de vôlei entre as duas escolas, na qual a João Calvino saiu derrotada. No vídeo, a equipe do Águias do Saber é vaiada da arquibancada e um aluno é chamado de macaco. Nas imagens também é possível ouvir outro xingamento.
Assista:
https://twitter.com/almeidakkjl/status/1662254235902263301
Em nota oficial, a SEE informa que a escola João Calvino está suspensa de todas as modalidades do torneio. A secretaria ressalta ainda que não tolera qualquer ato de racismo ou preconceito e que a competição possui, “acima de tudo, um caráter pedagógico”.
Em suas redes sociais, o secretário de Educação Aberson Carvalho, que assina a nota, se pronunciou extraoficialmente sobre o caso. Ele se disse “triste” por encontrar situações de discriminação dentro do ambiente escolar, “que deve ser um espaço de inclusão e respeito à diversidade”.
“É importante que todos os membros da comunidade escolar se conscientizem coletivamente sobre a importância da diversidade e do respeito às diferenças”, escreveu o gestor.