A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Educação, deu início à parceria com a empresa Mind Lab, referência no desenvolvimento de tecnologias de impacto social e pioneira em metodologias focadas na aprendizagem socioemocional. O objetivo é atender 8.615 alunos da rede público, matriculados em 28 escolas. Um grupo de 287 professores está sendo capacitado para incluir a metodologia da Mind Lab no dia a dia escolar. Esta abordagem parte de um tripé composto por jogos de raciocínio, métodos e o professor como mediador, e propõe um currículo organizado em atividades projetadas para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais, éticas e sociais. Em Rio Branco, serão contemplados alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental II.
Para apresentar a iniciativa à comunidade escolar, Prefeitura e Secretaria de Educação realizaram um evento, no dia 30 de maio, das 8h às 11h, em tal local. Na ocasião, estavam presentes o Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e a Secretária de Educação Nabiha Bestene Koury. A programação contou com palestra “Os Desafios da Aprendizagem e as Competências Socioemocionais”, ministrada pelo renomado especialista na área da educação, catedrático da USP de Ribeirão Preto e conselheiro da Mind Lab, Professor Mozart Ramos Neves. E oportunizou momentos de apresentação da metodologia Mind Lab, especialmente aos pais dos alunos, e interação com os materiais desenvolvidos para apoiar o Programa MenteInovadora, como livros e jogos de tabuleiro.
Investimento na aprendizagem socioemocional
Através do Programa MenteInovadora, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. Os jogos de raciocínio funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano. Associados a reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, promovem o desenvolvimento das funções socioemocionais e cognitivas dos alunos, que os ajudem a construir seu autoconhecimento e o autocontrole. E contribuem para o processo de aquisição de habilidades para reconhecer e gerenciar emoções, desenvolver cuidado e preocupação com os outros, tomar decisões responsáveis, estabelecer relacionamentos positivos e lidar com situações desafiadoras de forma eficaz. Vários estudos mostraram que o estímulo à aprendizagem socioemocional pode ter impactos positivos no desempenho acadêmico dos alunos, aumentando suas chances de sucesso na escola e mais tarde na vida.
Programação MenteInovadora
Aplicado em escolas da rede pública (em sua maioria) e instituições privadas espalhadas em 17 Estados brasileiros, o Programa MenteInovadora da Mind Lab contribui para a melhora nos índices de educação e de qualidade de vida das cidades em que atua por meio de um trabalho voltado à recomposição das aprendizagens de alunos atendidos da creche ao ensino adulto (EJA).
A Mind Lab trabalha com cerca de 50 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento. Os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo ano.
Todos os conteúdos disponibilizados pelo Programa MenteInovadora são alinhados com a BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem dos alunos. A BNCC normatiza as aprendizagens essenciais de modo a terem assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Reforçando, desta forma, a preocupação com o desenvolvimento integral dos indivíduos.
Mind Lab
A Mind Lab existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza. Por meio do Programa MenteInovadora, já impactou a vida de 7,3 milhões de pessoas com uma metodologia própria que atua na jornada educacional, cognitiva e socioemocional, sobretudo da rede pública de ensino, visando ainda reduzir as desigualdades na educação. Atualmente atua junto a redes públicas e instituições privadas dos Estados de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.