O Instituto Federal do Acre (Ifac) formou os primeiros bacharéis em Administração, graduados em uma instituição pública de ensino acreana. A cerimônia, que foi realizada na última sexta-feira (05.05), aconteceu em Rio Branco, em conjunto com a colação de grau de estudantes dos cursos superiores de Ciências Biológicas, Logística, Matemática, Processos Escolares e Sistemas para Internet.
Atualmente, o Ifac é a única instituição pública de educação superior que conta com vagas para o curso de Bacharelado em Administração. A formação é ofertada no campus Rio Branco (bairro Xavier Maia) e anualmente são abertas 40 novas vagas para a comunidade. O curso de Administração do Ifac é nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC).
Denilso Félix Pereira, que concluiu o bacharelado e participou da cerimônia com os mais de 20 colegas de turma, conta que a colação de grau representou mais uma fase de sua vida acadêmica no Ifac. O jovem que, antes mesmo de concluir os estudos, foi aprovado em um concurso do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Acre, destacou um pouco de sua trajetória na instituição e como os estudos contribuíram para sua carreira.
“Posso dizer que sou aluno do Ifac desde o ano de 2017, quando ainda estava no 3º ano, na Escola Glória Perez, e concluí os estudos no prédio do campus Rio Branco. Com essa experiência, conheci melhor o Instituto Federal do Acre. No ano seguinte, iniciei o curso técnico subsequente em Recursos Humanos e em 2018 fui aprovado para o curso de Bacharelado em Administração. Toda minha vida acadêmica e profissional está ligada ao que o Ifac me proporcionou. Espero conseguir ainda mais, cursando, quem sabe, uma especialização ou até mestrado”, destacou o novo administrador.
A experiência vivenciada por Denilso Pereira no Ifac rendeu outros frutos em sua família. Seu irmão, Alessandro Félix Pereira, que realizou o curso técnico integrado em Edificações no campus Rio Branco, hoje está atuando na área, devido aos estudos e auxílio dado pelos professores na recomendação de estágios.
“As experiências que vivi no Ifac foram importantes para minha formação. Os professores eram amigos e conselheiros. Só contribuíram para a minha vida. Espero um dia trabalhar no Ifac como servidor público”, ressaltou Denilso Pereira, ao lembrar do período em que realizou estágio na antiga sede da Reitoria do Ifac.
Outra história que marcou a cerimônia de colação de grau, realizada no dia 05 de maio, foi a de Nain Natan Tomé de Melo. O jovem, que é filho da pró-reitora de Ensino do Ifac, Lucilene Belmiro de Melo Acácio, recebeu o diploma e se tornou também um dos primeiros administradores do Acre formados pelo Ifac.
Conforme explica a mãe e servidora do Instituto Federal do Acre, Natan Melo decidiu cursar Administração quando encerrou o ensino médio. Na época chegou a dizer para a família que iria fazer a graduação em uma das instituições particulares de Rio Branco.
“Quando ele disse isso em casa, a minha resposta foi ‘não’ (risos), pois no Ifac estávamos concluindo os trabalhos para aprovar o curso superior em Administração e nos tornarmos a primeira instituição de educação pública do Acre a ofertar o bacharelado. Acredito muito na educação ofertada no Ifac, na excelência dos professores e trabalho desenvolvido pelos servidores. Por isso, meu filho concluiu a sua formação acadêmica no Instituto Federal do Acre”.
Bacharelado em Administração
Ofertado desde 2018, o Bacharelado em Administração tem como foco formar profissionais para atuar com recursos humanos, financeiros e materiais de uma instituição. Além de preparar para atuação na área privada, a graduação ofertada no Ifac também forma profissionais para trabalhar nos diversos setores de órgãos públicos.
O curso superior de Administração conta com duração de quatro anos e é ofertado nos turnos matutino e vespertino, no campus Rio Branco. Semestralmente, os estudantes contam com a oferta de até sete disciplinas, além da realização de estágios, participação em eventos, apresentação de trabalhos acadêmicos, aulas extraclasse e visitas técnicas.
Até 2019, a seleção de estudantes para os cursos superiores do Ifac, incluindo o de Administração, eram realizadas por meio do Sistema de Seleção Unidicada (Sisu/MEC). Atualmente, os estudantes que têm interesse em realizar o bacharelado em Administração devem participar dos processos seletivos, que são lançados anualmente pela instituição. A previsão é de que entre os meses de novembro e dezembro, o Instituto Federal do Acre lance novo edital para ingresso em 2024.