A convite da Universidade de Londres (UCL), a presidenta do Instituto Mulheres da Amazônia (IMA), Concita Maia Manchineri, acompanhada do comunicador Lucas Maná, cumpre agenda na Inglaterra, durante a primeira quinzena de maio.
A viagem é financiada pela UCL, importante parceira do IMA na promoção de projetos. Nesta quarta-feira, 3, concita se reuniu com as participantes do coletivo “Café com Paulo Freire Londres”, em Londres, onde apresentou a Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia – importante documento na luta das mulheres, construído e elaborado por representantes dos nove Estados da Amazônia Legal Brasileira. A agenda apresenta estratégias para fortalecer as políticas públicas para mulheres na região.
“Nós lançamos a agenda para a comunidade brasileira, que mora em Londres, em especial para as mulheres, partilhando todo o processo de construção e explorando os eixos da nossa agenda. Aproveitamos para ouvir as mulheres também e externar o nosso olhar de esperança pelo Brasil e o processo de redemocratização do país, conduzido pelo presidente Lula”, destacou Concita.
Como desdobramento do encontro, ficou o convite para a participação do Instituto Mulheres da Amazônia em uma live, junto a uma brasileira, que atua no exterior com direitos humanos.
O Café com Paulo Freire Londres faz parte da rede internacional Café com Paulo Freire. A edição que terá a participação do Instituto Mulheres da Amazônia foi organizada em parceria com o GRRIPP/UCL e o coletivo dos Comitês Populares do Reino Unido (Democracy for BRASIL UK, Núcleo Debbie HUGS do PT e Núcleo LGBTQIAP+ Internacional).
Na Inglaterra, a equipe do instituto participou ainda do seminário promovido pelo projeto global Resiliência Sensível ao Gênero e Interseccionalidade em Políticas e Práticas (GRRIPP), além de prospectar novos parceiros, que se comprometam em apoiar a luta das mulheres, em defesa da Amazônia, seus biomas e seus povos.