A cultura popular acreana se despede, neste sábado, 27, de um dos seus maiores patrimônios. Aldernor Costa, mestre da Marujada Brig Esperança, faleceu pela manhã, aos 79 anos, vítima de um câncer de pulmão.
O velório do mestre Aldenor, como era conhecido, acontece na Associação dos Moradores do Conjunto Esperança, nas proximidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O corpo do ex-seringueiro será enterrado neste domingo, 28.
Aldenor era um dos últimos guardiões do legado do folguedo popular, manifestação folclórica brasileira que mistura música, dança e teatro.
“Que ele vá na luz da humildade e da alegria! Só tenho gratidão pelos aprendizados e convivência com ele, enquanto brincante marujada”, afirmou, emocionada, a artista e produtora cultural Camila Cabeça, membra da marujada.
A socióloga Jayce Brasil, que também participava do grupo liderado por Aldenor, destacou, em suas redes sociais, o “imenso legado cultural” do mestre da marujada. “Tivemos muita sorte de conviver com o Aldenor enquanto brincantes da Marujada Brig Esperança. O céu cheio de flores vai recebê-lo”.