A Polícia Civil do Acre (PCAC), realizou mais um investimento em sua infraestrutura, desta vez a delegacia de Tarauacá ganhou uma sala que será destinada às reuniões do Programa de Enfrentamento à Violência Doméstica e Intrafamiliar. O empreendimento foi entregue nesta terça-feira, 9, e contou com vários representantes da sociedade civil.
O Programa de Enfrentamento à Violência Doméstica e Intrafamiliar do Tribunal de Justiça do Acre é uma lei municipal, (916/2022), instituída no município de Tarauacá em que se cria um grupo reflexivo, tendo como objetivo combater a violência doméstica, e também é voltada para homens que responderam na Justiça a medidas protetivas.
Os homens que são encaminhados pelo Poder Judiciário participam de 12 sessões, em que eles têm a obrigatoriedade nas participações.
“O intuito dessa sala, onde funcionará os encontros com agressores é debater o tema da violência doméstica e os malefícios que ela causa no seio familiar, e com isso o programa visa diminuir a reincidência de violência doméstica”, explicou o delegado de Tarauacá Valdinei Soares.
Nos últimos doze meses foram atendidos 44 homens, pois antes o grupo reflexivo não tinha um local adequado para a realização da ação. Agora as reuniões passam a ocorrer uma vez por semana.
Dentre as autoridades estavam presentes a prefeita Maria Lucinéia, o vice-prefeito Raimundo Maranguape, secretários municipais, a promotora de Justiça de Feijó, Dra. Andréia, e o Juiz de Direito, diretor do Fórum de Tarauacá, Dr. Guilherme Aparecido do Nascimento fraga, bem como, as Juízas recém empossada na Comarca de Tarauacá. Estiveram presentes ainda o Comandante da PM local, Coronel Neri e outras autoridades policiais e bombeiros militares