A 9ª conferência estadual de Saúde do Acre será realizada, do próximo dia 23 ao dia 25 de maio, no auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento acontece a cada quatro anos, com o objetivo de discutir melhorias para a saúde pública estadual.
Neste ano, o tema central do encontro é “A garantia dos direitos de Saúde e defesa do SUS, da vida e da democracia”. Dentro desse tema, a conferência terá quatro eixos para discussão, sendo eles: “O Brasil que temos e queremos”, “A importância dos movimentos sociais para salvar vidas”, “A garantia dos direitos de saúde, a defesa do SUS e da democracia” e “Amanhã vai ser outro dia”. Nos quatros tópicos, questões de políticas públicas de saúde serão abordadas.
Em entrevista à rádio GAZETA 93.FM, o presidente do Conselho de Saúde Estadual e coordenador da conferência, Bill Souza (foto), explicou que o evento busca debater e fortalecer questões necessárias para a saúde pública do estado e dos municípios, como a necessidade de contratação de mais profissionais especializados e os investimentos financeiros que devem ser realizados.
“Essa conferência é um espaço para deliberar questões de melhorias para a saúde pública do nosso estado”, apontou.
Foram escolhidos 224 profissionais de Saúde para delegar o evento. Segundo Bill, cada município envia delegados, com direito ao voto, conforme o número da população. Mas, a conferência é um evento também aberto ao público, com direito à voz no debate, para propor, discutir e participar ativamente das propostas sobre a saúde do Estado.
A abertura será às 16h30 da terça-feira, 23. O credenciamento para receber a certificação estará aberto das 16h30, do dia 23, até às 8h30, da manhã do dia 24.
Confira a íntegra da entrevista: