Segundo pacientes que buscaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, em Rio Branco, nesta segunda-feira, 22, a espera para conseguir atendimento tem sido muito demorada.
À GAZETA, o jovem Rian Lucas que precisa fazer uma raio-x do punho afirmou ter chegado às 7 horas na unidade de saúde e até às 14h30 ainda não havia recebido atendimento.
“Tá um absurdo aqui. Muito triste de verdade. Muita gente aqui reclamando esperando atendimento e nada. Pessoas desde das 5h da manhã”, afirmou Lucas.
Procurada pela reportagem, a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou que a gestão da UPA do Sobral alega normalidade no atendimento, com quatro médicos, sendo um na emergência e outros clínicos.
“É um atendimento normal de segunda-feira, que lota, pois no fim de semana os postos de saúde estão fechados e quando estão abertos, não tem médico e as pessoas correm todas para a UPA, mesmo os com sintomas leves, que poderiam ser atendidos no posto de saúde. Devido a alta procura, as pessoas com ficha verde têm que esperar, infelizmente. Porque a UPA é um lugar de alta complexidade”, informou a Sesacre.