A prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FBG), deu início ao calendário junino nesse domingo (30), na Praça da Revolução. Sete quadrilhas se apresentaram, cada uma com meia hora. De acordo com os organizadores, esse é um momento de entrosamento entre as quadrilhas, mas principalmente de apresentar uma mostra do que vem por aí.
“Hoje é a abertura do nosso calendário junino, muita dança, vai ser muito bacana, tem a banda musical também, nunca foi feito por uma gestão a estrutura que nós estamos dando às quadrilhas, com muito respeito com quem faz cultura”, afirmou Janildo Reis, diretor de cultura da FGB
Cimar do Santos, presidente da liga de quadrilhas, disse que o esquenta é o momento para as pessoas sentirem o que está sendo preparado para as competições.
“As quadrilhas começam a ensaiar muito cedo e quem está aqui para assistir o esquenta pode esperar muita alegria, animação, coreografia, e muito amor pelo São João, esse é o pontapé inicial, não é uma apresentação completa, é um gostinho do que vem nas competições.”
De acordo com o diretor de cultura da FGB, toda semana haverá arraias com quadrilhas juninas em diferentes regionais da capital.
A quadrilha Pega-Pega atual bicampeã, vem ensaiando há quase três meses e está com 80% da produção encaminhada, disse o coordenador, Junior de Mônaco.
“A quadrilha esse ano vem com um tema muito legal, que é: “Eu penei, mas cheguei”, vamos falar dos retirantes que vieram de fora, esse tema abrange a seca e muitas outras coisas.”
Giovana Souza brinca quadrilha há 12 anos, este ano ela é a noiva da quadrilha Sassaricando na Roça. Ela fala da emoção durante os meses que antecedem o festival.
“Nosso coração está acelerado, a gente veio para brincar, mas é uma brincadeira séria, a gente no esquenta brinca bastante com a outras quadrilhas, vai conhecendo um pouco dos temas, são 3 meses de ensaio, tem toda uma preparação de tema, então, nós ficamos bem agitados e nervosos também, queremos ganhar, como toda quadrilha, mas que vença a melhor.” enfatizou.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, não resistiu a abertura do esquenta e caiu na brincadeira.
“Relembrar os velhos tempos, de quando era jovem, eu pulei muita quadrilha, brinquei muito, eu acho que o importante é isso. Espero que este ano seja o melhor momento da quadrilha de Rio Branco, que a prefeitura está fazendo tudo que pode, fazendo grandes investimentos, para fazer um grande sucesso essa quadrilha agora, e viva são João, e santo Antônio, que é o santo casamenteiro”, brincou.