A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), teve proposta aprovada para a Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS 2023.
A Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS é uma atividade de conclusão do processo de interiorização dos resultados da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus múltiplos determinantes e as ações de imunização nos territórios municipais brasileiros, realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A etapa estadual do projeto, foi realizada no Acre no período de 16 de fevereiro a 24 de abril de 2023, onde os municípios deveriam enviar uma estratégia de fortalecimento das ações de imunização no território municipal.
Rio Branco encaminhou a proposta intitulada “Desafios, perspectivas e metas para aumento da cobertura vacinal no município de Rio Branco, Acre, Brasil”, onde foi apresentado o contexto geral de como as ações de imunização ocorrem no município, os desafios e as estratégias que a prefeitura está implantando para alcançar as coberturas vacinais.
“Para enfrentar os problemas multifatoriais que afetam diretamente nas coberturas vacinais do município de Rio Branco, são necessárias estratégias que busquem o fortalecimento de forma descentralizada e intersetorial das ações de vacinação, que devem ser implementadas de forma simultânea com os profissionais da saúde, educação e, principalmente, com a participação ativa da comunidade”. Ressaltou o diretor de Vigilância em Saúde e pesquisador da Fiocruz, Leandro Siqueira.
Segundo o diretor, nove propostas estão sendo trabalhadas pela gestão e serão apresentadas na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.
São elas:
1. Educação e comunicação em saúde para a população.
2. Educação permanente em saúde para profissionais da saúde e educação.
3. Pactuação dos indicadores com participação das secretarias de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros.
4. Acompanhamento das carteiras de vacinação durante as consultas pediátricas e pré-natal.
5. Monitoramento diário dos indicadores de cobertura vacinal.
6. Busca ativa nas visitas domiciliares.
7. Realização de inquéritos locais para avaliar a cobertura vacinal.
8. Parcerias com instituições públicas e privadas.
9. Diálogo com grupo antivacinas.
Vinicius Paes, autor da proposta, falou sobre a importância dessas estratégias e da aprovação do município de Rio Branco para a Oficina Nacional.
“Contribuir com a elaboração das estratégias de imunização para Rio Branco foi gratificante, pois estamos contribuindo significativamente com as ações de promoção de saúde e evitando o risco de doenças imunopreveníveis. Como futuro profissional da saúde, é inegável o conjunto de benefícios que a Oficina traz para meu desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal”, afirmou.
A Oficina Nacional será realizada no período de 16 a 19 de julho de 2023, no Centro de Convenções de Goiânia, durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, e visa reunir autores de estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais.