Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Recuperação do calçadão Raimundo Escócio está em fase final, diz prefeitura

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), esteve na última sexta-feira (19), no calçadão Raimundo Escócio, centro da cidade, para os trabalhos de recuperação do local. O serviço realizado foi de recomposição do solo, iniciando com aplicação do material de solo argiloso, depois foram adicionados 15 centímetros de piçarra, e posteriormente, o preenchimento com resíduos de capa asfáltica.

O calçadão Raimundo Escócio passou por desmoronamento do solo e passa por intervenção da Emurb, a pedido dos lojistas, que representam o setor comercial muito importante para economia da cidade.

Eliane do Nascimento, que é vendedora há 7 anos de uma das lojas no local que o terreno cedeu, fala da importância que é estar sendo amparada com o serviço que a Prefeitura de Rio Branco está realizando no passeio.

“Estou muito satisfeita com o serviço, desta forma os clientes conseguem trafegar pelo local e ter acesso melhor até as nossas lojas. Porque quando o calçadão estava cedido, os clientes evitavam passar por aqui. O prefeito primeiro mandou colocar umas escadas para ajudar na segurança dos pedestres e agora veio com os serviços.”

O encarregado de obra Milton Andrade explica como o serviço está sendo realizando no calçadão desde a última terça-feira (16).

“Primeiro, fizemos uma recuperação do solo, danificado pela erosão que houve no local, cedendo mais de 1 metro, devido à última cheia do Rio Acre. Inicialmente esperamos o solo estabilizar para podermos iniciar os trabalhos, primeiro aplicamos o solo argiloso, depois adicionamos 15 centímetros de piçarra e concluímos a compactação da base com resíduos de capa asfáltica para dar mais estabilidade ao solo.”

Lembrando que, em casos como esse, em que o solo começa a ceder, os trabalhos só podem começar quando houver estabilidade, para que seja realizado um serviço de qualidade, com a recuperação do solo e depois a aplicação da massa asfáltica, como pede o prefeito Tião Bocalom.

Raiane Bernardo entrou para o mercado de trabalho há dois meses, como vendedora em uma loja de calçados no calçadão. Ela acompanhou de perto o serviço de recuperação do solo feito pela Emurb.

“Estamos muito gratos com a prefeitura porque, semana passada, estava complicado para atender os clientes, para que eles subissem na loja, e conseguíssemos vender nossos produtos, assim como para vários estudantes que usam essa passarela diariamente para ir até a escola. Quanto para os pedestres que usam diariamente, só temos a agradecer a Prefeitura por sempre nos ajudar.”

Sair da versão mobile