Segundos dados divulgados pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada da Defesa da Saúde e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), os atendimentos feitos pelo Samu envolvendo casos de saúde mental aumentaram, drasticamente, nos últimos quatro anos.
O estudo apontou que somente em chamados atendidos pelo Samu, em 2019 foram 18 mil. Já em 2021 os registros chegaram a 21.195. No ano passado, esse número saltou para 31.757 chamados para atendimentos psiquiátricos.
“É um número alarmante”, disse a coordenadora administrativa do Natera, Bruna Oliveira.
Os dados foram registrados em um relatório de visitas técnicas aos serviços de urgência e emergência psiquiátrica de Rio Branco.
“Esse é um trabalho solicitado pela Promotoria da Saúde ao Natera, é um material muito importante para nós, um mapeamento das portas de entrada no que tange à demanda de saúde mental. O nosso objetivo com a entrega desse relatório é colaborar, com olhar dos atendimentos individuais que fazemos das visitas nas unidades e poder viabilizar as medidas necessárias para melhorar a Rede”, disse o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior.