A Prefeitura de Rio Branco e a Caixa Econômica Federal avançaram nos últimos detalhes para a liberação do Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Desde o início das enchentes que afetaram a Capital acreana, as autoridades municipais têm se reunido com a instituição financeira para tratar sobre a disponibilização do benefício aos cidadãos afetados pelo alagamento.
Durante a reunião realizada na manhã de segunda-feira, 8, foram definidos os últimos detalhes para a data de liberação do benefício no aplicativo, a fim de que os usuários possam realizar o autoatendimento. Além disso, também foi discutido o início do atendimento presencial para aqueles que tiverem dificuldades na solicitação.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente coronel Cláudio Falcão, a orientação do prefeito Tião Bocalom está sendo cumprida rigorosamente para que as pessoas afetadas tenham acesso ao FGTS o quanto antes.
“A Prefeitura encaminhou toda a documentação para a Caixa na sexta-feira, 5, agora eles [Caixa] têm cinco dias para dar o parecer, ou seja, até sexta-feira, 12. A previsão é a partir da próxima semana os usuários possam fazer uso do benefício”, disse.
Ele destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Caixa para contribuir na orientação e tirar as dúvidas dos moradores que não conseguirem concluir o autoatendimento necessário para garantir o benefício. O atendimento presencial será realizado por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Caixa para orientação e esclarecimento de dúvidas.
O Saque Calamidade não tem um valor mínimo, mas tem um valor máximo de R$ 6,2 mil. Falcão ainda destacou que o chefe do Executivo determinou agilidade e atendimento prioritário à população afetada pela cheia do Rio Acre.