A campanha de vacinação contra poliomielite será iniciada no dia 22 de maio, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). A medida foi tomada após caso do vírus ser registrado no Peru.
A recomendação de antecipação de vacinação é do Ministério da Saúde. No país vizinho ao estado do Acre, uma criança indígena de 1 ano e 4 meses foi infectada com o vírus, que causou paralisia infantil.
A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.
Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. A poliomielite é causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.
A vacinação será destinada para crianças que estão com suas vacinas em atraso e terá inicio no dia 22 de maio em todo o estado do Acre.