Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

CRM abre sindicância contra médicos acreanos que debocharam do quadro clínico da ministra Marina Silva

CRM abre sindicância contra médicos acreanos que debocharam do quadro clínico da ministra Marina Silva

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) decidiu tomar medidas para investigar os médicos envolvidos nos comentários de desdén em relação ao estado de saúde da ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, Marina Silva, diagnóstica com Covid-19.

A ministra está internada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor), em São Paulo (SP), desde o último sábado, 6. Seu caso não é considerado grave. Segundo o último boletim médico, a previsão é que ela receba alta nesta quarta-feira 10.

Após a polêmica gerada pelos comentários feitos em um grupo de WhatsApp denominado “Médicos Unidos”, o CRM emitiu uma nota à imprensa, nesta quarta-feira, 10, manifestando sua posição sobre o caso.

“Diante da divulgação de informações pela imprensa sobre comentários feitos, supostamente, por médicos que atuam no Estado do Acre a respeito da internação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) determinou a abertura de sindicância para investigar os fatos. A apuração terá como parâmetro as normas e os critérios estabelecidos pelo Código de Processo Ético-Profissional e pelo Código de Ética Médica.”, diz um trecho da nota.

Ao final da nota, o órgão desejou uma rápida recuperação à ministra Marina Silva e a todos os pacientes acometidos pela Covid-19. Além do CRM, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) também decidiu investigar a conduta dos profissionais envolvidos.

Confira a nota na íntegra:

Nota à imprensa e à sociedade

Diante da divulgação de informações pela imprensa sobre comentários feitos, supostamente, por médicos que atuam no Estado do Acre a respeito da internação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) determinou a abertura de sindicância para investigar os fatos.

A apuração terá como parâmetro as normas e os critérios estabelecidos pelo Código de Processo Ético-Profissional e pelo Código de Ética Médica.

O CRM-AC reitera sua missão de zelar pelo ético exercício da profissão, tendo como foco a valorização da relação médico-paciente, a defesa da autonomia de médicos e de pacientes e o respeito ao sigilo das informações.

Nesta oportunidade, o CRM-AC deseja também uma breve recuperação à ministra Marina Silva e a todos os pacientes acometidos pela covid-19.

Entenda o caso

No domingo, 7, três médicos utilizaram as redes sociais para fazer piadas sobre a internação de Marina no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo.

O médico Jorge Lucas da Fonseca compartilhou um print de uma notícia sobre a internação da ministra, questionando se ela não havia sido vacinada. “Será que ela não tomou a vacina?”, indagou o profissional.

A médica Grace Mônica Alvim Coelho, ex-secretária de Saúde do Estado, acrescentou: “Coisas da vida… E da vacinação!”.

O médico Nilton Torrez Chavez também respondeu: “Kkkk, tomara que os vírus da Covid estejam bem”.

 

Sair da versão mobile