O deputado Adailton Cruz, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), repudiou à paciente que, sob efeito de bebida alcoólica, destruiu equipamentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, localizada no Bairro Sobral, em Rio Branco. O fato ocorreu no último final de semana.
“Trata-se de um ato criminoso, injustificável, que não pode ser ignorado. Destruir o patrimônio público, danificar equipamentos vitais para a manutenção da vida e ameaçar a equipe profissional, que está ali para salvar vidas, é não apenas um ato criminoso, mas também uma covardia sem precedentes, absolutamente inadmissível!”, disse Cruz.
De acordo com relatos, a paciente danificou diversos equipamentos médicos e tentou agredir os profissionais de saúde que estavam prestando assistência a ela.
O parlamentar afirmou que visitará a unidade para elaborar um relatório detalhado da situação e, em seguida, encaminhará os fatos ao Ministério Público e ao Parlamento para que as medidas adequadas sejam tomadas.
Sobre o episódio, o governo do Estado não quis se pronunciar. Segundo a assessoria da Sesacre, o ocorrido foi um acontecimento infeliz, e que a unidade de Saúde é guarnecida por seguranças de uma empresa privada.