A falta de ética de médicos acreanos, que foram expostos por de um print de whatsapp, zombando da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tem repercutido nacionalmente. A ministra Marina Silva foi internada com Covid-19, em São Paulo, no último sábado, 6.
À Revista Fórum, o presidente do Sindicato de Médicos do Acre (Sindmed/AC), o médico Guilherme Pulici, disse não concordar com a postura de seus colegas. Por isso, resolveu entrar em contato com o marido da ministra, Fábio Vaz, para mostrar que a postura não é compartilhada pela classe médica do estado de origem de Marina Silva.
“Fiquei incomodado sim, claro, pois não se deve nem brincar com a saúde de ninguém! Apesar de não conhecer o marido da ministra pessoalmente, achei pertinente mostrar que não se trata da postura de toda a classe médica do nosso estado. Só não enviei diretamente a ela pois não tinha seu contato e achei que, em meio a um problema de saúde, pudesse incomodá-la”, afirmou Pulici.
Em resposta, o marido da ministra, Fábio Vaz, agradeceu a declaração do médico. “Obrigado pela declaração. Irei transmitir a ela. Boa sorte em seus desafios junto à saúde do Acre. Extensão a toda diretoria o agradecimento”.
Rede se pronuncia
Quem também se pronunciou sobre o caso foi a direção estadual da Rede Sustentabilidade, partido de Marina. Confira a nota na íntegra:
A REDE SUSTENTABILIDADE / ACRE, vem a público manifestar total e absoluto repúdio a conduta desonrosa, desrespeitosa e vil, dos profissionais médicos que teceram comentários desumanos e incompatíveis com a ética médica, acerca do estado de saúde da acreana e, hoje, Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que testou positivo para covid 19.
A Rede Sustentabilidade lamenta profundamente que de onde se espera profissionalismo e postura ética, idealizações políticas os sobrepõe. No mais, estimamos a breve recuperação da nossa conterrânea e atual Ministra, rogando a Deus pela sua saúde e para que tenha compaixão dos que perdem o senso de humanidade em momentos como esse.
Esperamos e acreditamos que um dia teremos uma sociedade onde possamos conviver de forma harmônica e fraterna e que a vida nunca deixe de ser um bem maior não apenas tutelada pelo Estado, mas também respeitada por todos nós seres humanos dotado de sentimentos, racionalidade e amor.
Rio Branco/AC, 08 de maio de 2023.
PORTA VOZES REDE/ACRE
André Silva e Luna Barros.