O prefeito Tião Bocalom (PP) anunciou, nesta sexta-feira, 12, em parceria com a Caixa Econômica Federal, como se dará a liberação do FGTS às pessoas que foram atingidas pela enxurrada dos igarapés e enchente do Rio Acre.
O processo para liberação do recurso, disponibilizado em até cinco dias úteis, ocorrerá a partir da próxima segunda-feira, 15.
“Fizemos o mapeamento em 65 bairros de Rio Branco e mais 22 comunidades rurais. Foram 14 mil imóveis. Sabemos exatamente quais imóveis foram atingidos”, frisou o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal.
O gestor salientou que o atendimento presencial ocorra no prédio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), situada ao lado da prefeitura, no centro de Rio Branco, das 8h às 14h. “Vale ressaltar que todos podem acessar o aplicativo da Caixa sem a necessidade de ser presencial. Lá, o solicitante vai fazer o pedido de tudo que é necessário para sacar o benefício”, afirmou o coordenador.
Falcão falou que o atendimento será feito por calendário de bairros. “Por exemplo, na segunda-feira, estaremos atendendo os bairros Adalberto Aragão e Areal. Divulgaremos amplamente todos os outros bairros que serão atendidos nos dias seguintes”.
Tiago Assis, superintendente da Caixa Econômica no Acre, comentou sobre a forma que os trabalhadores podem recorrer para conseguir o benefício.
“As áreas mapeadas foram incluídas pela Prefeitura e a Caixa, que têm acesso aos logradouros. As pessoas que tiverem a comprovação de endereço, até 120 dias desse fato, que foi no dia 23 de março, com comprovante de endereço, com documentação que pode ser o RG, a carteira de trabalho ou carteira de habilitação, podem solicitar o valor. Todo o processo também pode ser feito de forma digital pelo aplicativo do FGTS. O valor disponibilizado é de até R$ 6.220, claro que se for compatível com o saldo disponível na conta”, explicou Assis.
O prefeito Bocalom enfatizou o papel da atual gestão em cuidar da população, neste caso, dos que sofreram com as enchentes deste ano.
“Atendemos primeiro as famílias atingidas pela cheia, com toda logística de alimentação, cuidados pessoais e de abrigo. Depois fizemos a limpeza das ruas. A Defesa Civil está de parabéns pelo trabalho que realizou. Agora, será liberado o FGTS para os que estão precisando. Nosso trabalho é esse, o do cuidar dos que precisam. Agilizamos todo processo junto a Caixa para que essas pessoas possam sacar esse dinheiro. Um recomeço para quem já sofreu tanto”, afirmou Bocalom.