O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre, o Procon, autuou, no início desta semana, a Gol Linhas Aéreas por ignorar os pedidos de esclarecimentos sobre atrasos e cancelamentos frequentes de voos entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Em uma única semana, por exemplo, quatro viagens foram canceladas sem aviso prévio aos passageiros. O mau tempo teria sido o motivo do cancelamento. No entanto, o órgão fiscalizador havia solicitado, junto a empresa, relatório com detalhes sobre os imprevistos, mas não obteve retorno.
Após o auto de infração, a única companhia aérea que opera entre a capital e Cruzeiro do Sul poderá sofrer sanções administrativas e aplicação de multas. A GOL também é alvo de críticas por parte dos usuários e parlamentares devido o preço elevado das passagens para o trecho.
A dificuldade de voar em Cruzeiro do Sul poderá ficar ainda maior por conta da manutenção da pista de pouso do aeroporto, prevista para acontecer entre junho e início de setembro. O espaço ficará interditado nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 17h, e às quartas, das 12h às 18h. Com isso, os voos agendados para esses dias também deverão sofrer reajustes.