Um grupo de empresários acreanos está em Lima, capital do Peru, buscando oportunidades de negócios e acordos com entidades e representantes do país vizinho. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de conhecer a construção de um dos maiores portos locais, o Porto de Chancay, e acreditam que essa infraestrutura pode abrir caminho para o Acre se tornar um ponto estratégico na rota comercial entre a China e a América do Sul.
O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa), Marcelo Moura, destacou a localização geográfica favorável do estado e enxerga essa oportunidade como um grande impulso para o crescimento econômico da nossa região.
“Estou surpreendido com todo o planejamento que foi feito da China para escoar seus produtos para a América do Sul e para receber a proteína animal e vegetal deste continente. Não tem como o Acre não participar disso. Rio Branco pode se tornar um importante centro econômico da região, assim como Manaus, por exemplo”, frisou Moura.
O presidente da Acisa acredita que o Estado pode se beneficiar ao se tornar uma porta de entrada para matérias-primas e uma saída para a produção agrícola da região. No entanto, ele ressalta que é necessário um trabalho conjunto entre a bancada federal, a gestão comercial, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e os governos estadual e federal para viabilizar o crescimento e desenvolvimento do Acre.