Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Beth Passos On Line

Colaboração do Jornalista e Advogado Sued Chaves

Diego Rivera, León Trotsky e André Breton en Coyoacán (México) en 1938. A foto histórica é de ninguém menos que Frida Kahlo.

A FIFA anunciou Vinícius Júnior como Chefe do Comitê anti@racismo no futebol. Nada mais justo!

Mesmo num país que pelo quarto ano consecutivo, é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+. É o que mostrou o relatório produzido pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBTIA+. O documento construído em parceria de várias organizações sociais no processo de elaboração dos dados apresentados. Entre elas, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a Acontece Arte e Política LGBTI+ e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT). É #preciso quebrar todo tabu e preconceito, quem chegar pertinho da parada vai ver várias matizes de amor. #pelodireitodeexistir
A foto foi tirada dia 11 de junho em São Paulo onde acontece a maior Parada do Mundo.
Quero mais é que vocês existam em plenitude! FOTO 3

O Prêmio da Música Brasileira de 2023 cumpriu seu papel ao premiar a querida e única Alaíde Costa. Muitos que assistiram a artista ser ovacionada correram para conhecê-la. Em tempos de funk parabéns pelo merecidíssimo prêmio!

O Acre na nova rota da seda
Ao contrário do ambiente da economia nacional francamente negativo, o empresariado do Acre vive inusitado clima de otimismo, de congraçamento entre setores da indústria, do comércio, de serviços, e até da maltratada construção civil, que vêm sofrendo horrores nos últimos anos com os baixos investimentos públicos no setor, especialmente os ligados ao financiamento da casa própria que tem como agente financeiro a Caixa Econômica Federal – CEF.
Há um inusitado clima de parceria e confiança entre o setor produtivo, capitaneado pela FIEAC e pela ACISA, com dirigentes de entes públicos afins como a Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia, diga-se Assurbanipal Mesquita, respaldado pelo governador Gladson Cameli, colaboração com a iniciativa privada; e o Legislativo estadual, com o deputado Luiz Gonzaga à frente.
Esta construção não é obra do acaso; vem sendo tecido há anos pelas lideranças empresariais do Estado, preocupados com os avanços que o Acre tanto necessita, e que são urgentes e dramáticos.

OnLine

*Declarada aberta a temporada de Festa Junina Caldos Quentão & Canjica doce. Dias 1º e 2 de julho acontecerá o famoso Arraial do Colégio Meta.

*A Justiça Federal do Acre anulou o edital de licitação da futura construção da estrada que ligaria Cruzeiro do Sul à cidade peruana de Pucallpa, capital da Região Ucayale, plena Amazônia. A decisão fundamenta-se em questões relativas ao meio ambiente. Santuário?

*Interessante é que este trecho consta do primeiro acordo, não revogado, assinado entre o Brasil e o Peru sobre interconexão rodoviária entre os dois países, em 1968, no Palácio Rio Branco, assinada pelo então ministro dos Transportes Mário Andreazza (Carta de Rio Branco).

*O documento previa que a estrada sairia de Cruzeiro do Sul (BR-364) se estendendo até a localidade conhecida como Boqueirão da Esperança, na fronteira entre os dois países; do lado peruano a “carretera” passaria na localidade de Santa Rosa, no rio Ucayale, antes de chegar a Pucallpa.

*No programa Gazeta Entrevista da última segunda feira, o vereador João Marcos (PMDB) cobrou do governador Tião Viana e do PT o abandono das ruas do programa Ruas do Povos; muitas estão em péssimas condições. O prefeito Tião Bocalom insiste em não as incluir no plano de recuperação das principais vias públicas que inaugurou, prejudicando milhares de moradores; ele alega que a judicialização da questão requerida pelo Ministério Público o obriga a se abster. Maior saia justa!

*Aumentar isenção das igrejas? É inacreditável… Misericredo!!!

*Tubarão devorando um homem no Mar Vermelho, outro atacando numa praia da Espanha, no raso. Ciclone no Sul, terremoto em São Paulo, gente que depois de tudo ainda votaria nos mesmos políticos. A natureza realmente tá put@ça!

*Nossa vida foi miseravelmente reduzida a “tecnovivência”.

*Quem estiver passando por um período de profundo estresse emocional (maioria dos brasileiros), não recomendo ouvir os áudios do estuprador Robinho, que foram divulgados pelo UOL e está viralizado. É um soco na cara!

*”sua fatura já está disponível no site”. Eles mandam esses e-mails como se a gente estivesse aguardando ansiosamente a fatura para pagar! Uhuu, chegou minha fatura! Paguei a última semana passada! Ebaaa! Creiemdeuspai!!!

*No seguimento do comércio em geral – e ainda mais da alimentação – com tantas possibilidades, a diferença pode estar entre atender bem e atender mal. Explico: entrei em dois lugares e notei o desânimo dos atendentes. Entrei num terceiro. O sorriso e as sugestões foram tão certeiras que não tive dúvidas. Amar o que se faz, independente de cansaço e de outros, talvez separe o joio do trigo. Está difícil, mas estão empregados, enquanto boa parte dos brasileiros está desempregada e passando fome.

*O constitucionalismo americano tem uma expressão para explicar o equilíbrio dos poderes, é o tal do “check and balances”, no Brasil, dizemos “harmônicos, mas independentemente entre si”. Arthur Lira levou para os 45 minutos do segundo tempo a aprovação da reforma ministerial de Lula, chantagem para ampliar o naco do Centrão nos ministérios e nas verbas. Em apenas um dia foram aprovados R$ 1,7 bilhão em emendas e foram efetivadas dezenas de nomeações.

*Asco desta declaração: “Um ato de amor’, disse o desembargador acusado de manter mulher com deficiência em condições de escravidão.
Morar na casa do patrão, trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana! Durante décadas! Sem poder de comunicar! Às vezes queria que o inferno existisse, mas será só mais uma aposentadoria compulsória. Como trabalho análogo a escravidão se justifica como um ato de amor?
– Quem seria tão podre em humanidade?!

*Aguardando aquele momento da vida em que os humilhados serão exaltados.

Fui minhas lindezas. Beijos ortograficamente elegantes. Sabem que não me calo, nem sob tortura!

Sair da versão mobile