Carrapatos sobretudo o vermelhinho com aspecto de “estrela” e a bactéria que ele pode estar conduzindo no aparelho digestivo.
Usar roupas brancas ou bem claras meias contornando as barras da calça e camisa claras fechada no pulso, (e talvez um repelente de insetos) nas pernas e pulsos possam ajudar bastante enxergar o carrapato.
Sempre que chegar de caminhada no campo tomar banho, olhando bem pernas, braços e região da cintura. Fazer troca completa da roupa e até deixar dentro de bacia ou balde com água para afogar.
O carrapato transita entre animais e galhos de plantas que encostam neles, e em geral a gente se infesta ao passar caminhando perto desses pequenos galhos baixos das plantas, e se infecta com as Rickettisias rickettisii nas picadas.
A febre maculosa, ou febre das montanhas Rochosas, ou rickettisiose, ou riquetsiose tem sinais, sintomas e riscos letais muito semelhantes à:
1° – dengue hemorrágica (associada ao pernilongo Aedes aegypti transmissor do virus da dengue …… ;
2° – leptospirose associada à urina das ratazanas, parasitado nos rins, daí pessoas e cães se infectarem, ao lavar quintais (onde as ratazanas vão comer ração de cães, galinhas e cavalos) ou pelo contato da pele com águas das chuvas correndo pelas ruas urinadas por ratazanas, que transmitem assim via nossa pele as leptospiras mortais aos humanos.
Em geral a letalidade é elevada quando surgem os primeiros casos até que médicos e vigilância sanitária fiquem ligadas (um cochilo sem justificativa pois a rickttsiose é quase sempre na seca e no meio rural e anamnese clínica!!).
Mesmo antes de ter certeza do diagnóstico (com apoio laboratorial) a clínica autoriza o médico a dar início ao tratamento com antibiótico. É obrigação, sobretudo algumas regiões e épocas do ano. As farmácias exigem receita médica.