Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Arraial Cultural começa no próximo dia 27, no calçadão da Gameleira

“Olha pro céu, meu amor/ Vê como ele está lindo”. É no ritmo da canção do eterno Luiz Gonzaga que o governo do Acre anuncia o Arraial Cultural 2023, que será realizado de 27 de junho a 2 de julho, no Calçadão da Gameleira, para maior conforto e alegria da população. Toda a programação do tradicional evento cultural foi divulgada em café da manhã neste sábado, 17, na sede da Fundação de Cultura Elias Mansour, no centro histórico de Rio Branco, com a presença de autoridades e de toda a imprensa.

O governador Gladson Cameli fez questão de garantir o espaço da Gameleira para a realização do Arraial Cultural e mobilizou uma força-tarefa envolvendo secretarias e a Defesa Civil, possibilitando o uso do espaço público com toda a segurança para garantir uma festa inesquecível a todos.

O Concurso Estadual de Quadrilhas será o ponto alto do Arraial Cultural que, nesta edição, terá a participação de 12 quadrilhas, da Capital e do interior, nas categorias Casal Caipira, Casal Mirim e Casal da Diversidade. O grupo vencedor irá representar o Acre em festival nacional, no Pará, ainda em 2023.

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, agradeceu a parceria de todos para a realização do evento, destacando a dedicação de sua equipe, e a importância do diálogo com os fazedores de cultura, na tentativa de levar o melhor para o público.

“Esse arraial é esperado por toda a população e estamos cumprindo a determinação do governador Gladson Cameli, que é de proporcionar uma festa alegre, com qualidade e segurança a todos”, afirmou Kinpara.

O presidente da Liga das Quadrilhas, Cimar Santos, enfatizou a importância do momento para o movimento junino estadual.

“Nesse ano, completamos 21 anos da Liga. E são 21 anos de histórias de vida. Nosso movimento é um dos maiores da Região Norte, por isso temos orgulho de sermos referência e conquistarmos esse respeito ao longo dos anos, com muito trabalho e dedicação. Agradecemos muito todo o apoio da FEM, que sempre buscou o diálogo para que tudo saia da melhor forma”, acrescentou Cimar.

A programação foi apresentada pelo diretor de Eventos da FEM, Sérgio Siqueira, que explanou sobre a estrutura que abrigará uma variedade de opções de entretenimento: Arena dos Folguedos, Barraca das Tradições, Casa da Farinha, Quintal dos Quitutes e o Palco Saudade do Seringal, que dará espaço para as apresentações dos artistas locais durante os sete dias de festa. Também haverá brinquedos e o tradicional bingo.

Participaram do evento, gestores da Secretaria de Governo (Segov), Casa Civil, Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), Secretaria de Estado de Indústria (Seict), Ciência e Tecnologia e da Defesa Civil Municipal.

Agência Notícias do Acre

Sair da versão mobile