O Governo do Acre decretou, nesta sexta-feira, 23, situação de emergência no estado, por conta do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
A medida foi tomada com análise da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que considerou a quantidade de casos graves que são submetidos à internação em leitos de terapia intensiva, causando superlotação e fila de espera por leitos, e também as baixas coberturas vacinais em crianças, tanto da vacina contra a gripe influenza quanto da vacina contra Covid-19.
“Fica declarada a existência de situação anormal caracterizada como situação de emergência, em razão da superlotação das unidades estaduais de saúde causada pelo surto de SRAG, fenômeno classificado e codificado como desastre natural biológico – epidemias – doenças infecciosas virais”, diz o decreto publicado.
O estado de emergência tem prazo de 90 dias e passa a valer a partir desta sexta-feira.
“Fica a Sesacre autorizada a editar atos complementares necessários à execução de medidas administrativas urgentes para o enfrentamento à situação de emergência tratada neste decreto”, finaliza.