Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre está entre os dez estados brasileiros com pior qualidade de vida, aponta IBGE

Segundo os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano/PNUD Brasil 2021, o estado do Acre é a nona federação brasileira com pior qualidade de vida, ocupando o 18° lugar dos 27 estados.  A estimativa leva em consideração indicadores como educação, renda, desemprego e violência.

Na pesquisa divulgada, a região Norte do país se apresenta como a segunda pior região em qualidade de vida, perdendo apenas para o Nordeste.  Da região Amazônica, Acre (18) e Pará (19) são os piores do ranking.

Entre os estados com a melhor qualidade de vida está São Paulo, em primeiro lugar, seguido de Santa Catarina e Distrito Federal. Em quarto lugar ficou o Paraná e Rio Grande do Sul em quinto. Completando o top 10, dos bem avaliados, estão Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

Entre os estados com as piores estão Alagoas, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraíba. Seguido de Pernambuco, Ceará, Sergipe, Pará e Acre, contemplando todo o norte e nordeste brasileiro, que segundo os dados, são regiões que historicamente não receberam investimentos igualitários comparado às outras.

Sair da versão mobile