O aplicativo “Buracômetro”, que permite aos moradores que comuniquem e alertem sobre problemas nas ruas das cidades, como buracos e desbarrancamentos, está em funcionamento na cidade acreana de Cruzeiro do Sul.
No aplicativo, além de comunicar sobre os problemas de saneamento das ruas, os moradores da cidade também podem publicar fotos para ilustrar a situação da rua. O material publicado no aplicativo deve ser repassado à prefeitura de Cruzeiro do Sul.
O aplicativo foi idealizado pelo deputado federal Amon Mandel (Cidadania), do Amazonas, e na cidade acreana contou com parceria do gabinete do vereador Clerton Souza (PSD), que tomou a iniciativa por acreditar que o aplicativo economiza tempo, já que qualquer pessoa pode mostrar os problemas da rua.
Além de Cruzeiro do Sul, a plataforma também funciona nas cidades Barbacena, em Minas Gerais, Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, Itamaraju, na Bahia e em Presidente Figueiredo, no Amazonas
O aplicativo é disponível para Smartphones. Após baixá-lo, o usuário informa, na ferramenta, em qual das cidades está localizado. O cadastro é necessário para registrar reclamações. O buracômetro também conta com estatísticas, que lista os bairros com mais problemas e a concentração entre zona rural e urbana.