A Ufac realizou a palestra “Prevenção dos Assédios Moral e Sexual”, ministrada pelo professor do curso de Direito e superintendente regional do Trabalho, Leonardo Lani de Abreu. O evento ocorreu na sexta-feira, 2, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede, e reuniu chefias administrativas e acadêmicas da instituição.
O palestrante esclareceu os tipos, causas e consequências dos assédios moral e sexual que podem existir no ambiente administrativo, além de reforçar as leis que tratam da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho. “O enfrentamento dessas práticas exige a colaboração ativa de todos os integrantes da organização, haja vista que ninguém está livre de cometer ou ser vítima de assédio”, afirmou.
Também foram apresentadas alternativas para prevenção dos assédios e orientações a vítimas para o enfrentamento das situações. “Para que haja uma mudança de mentalidades e hábitos dentro das instituições, em consonância com o respeito à dignidade humana, é imprescindível o estabelecimento de uma política de tolerância zero quanto ao assédio, única saída para desnaturalizar comportamentos aviltantes e instituir uma cultura interna de respeito aos direitos humanos”, acrescentou Lani de Abreu.
Também estiveram presentes no evento a reitora Guida Aquino e o vice-reitor Josimar Batista.