A safra da melancia já teve início no Acre. A boa colheita, além de anunciar fartura, também reduz o preço da fruta, que nunca falta no cardápio de alimentos do acreano, mesmo na entressafra.
Na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), a oferta das melancias conhecidas como top gun, já atrai consumidores, principalmente pelo valor, bem mais em conta do que os comercializados nos grandes supermercados da cidade.
“Os mercados já estão todos abastecidos. Mesmo fora da época, a melancia não falta. Aqui na Ceasa, temos a fruta de vários preços; tem de R$ 12 a R$ 30, dependendo do tamanho. As que são cultivadas na beira de rios e igarapés, a safra começa nos próximos meses”, disse Francisco Alves, produtor e comerciante.
Ele também frisou que a produção é de quase toda região acreana, principalmente da Baixa Verde, estrada de Boca do Acre, Acrelândia, Plácido de Castro e do cinturão verde de Rio Branco.
Os frutos da melancia atingem o ponto de colheita entre 40 e 60 dias. O setor produtivo do Estado tem se desenvolvido por empreendedores e pequenos produtores. No ano passado, a safra no Acre foi de 300 toneladas.