A Prefeitura de Rio Branco divulgou esta semana uma novidade no site institucional. Agora, o ícone do cardápio da merenda escolar da rede municipal está disponível para que a comunidade em geral tenha acesso ao lanche que será servido durante o mês.
O nutricionista Diego Gonçalves, da Secretaria Municipal de Educação (Seme), acompanhou a hora da merenda na escola Francisco Augusto Bacurau, na Vila Betel e explicou que a disponibilização do calendário online será positiva.
“Esse cardápio online torna mais transparente, porque a alimentação escolar do município de Rio Branco é fiscalizada por vários atores, temos a fiscalização pela escola, pelo Conselho de Alimentação Escolar e agora, temos a fiscalização ainda maior dos pais que vão poder acessar o site e poder olhar o que seus filhos estão comendo a partir do cardápio proposto e assim dar sugestões para nós, acho importante essa transparência da nossa parte”, destacou.
O nutricionista ainda ressaltou que a iniciativa da gestão em apoiar a agricultura familiar reflete na alimentação das crianças, tendo em vista que a Prefeitura de Rio Branco consegue fazer a compra local de verduras, legumes e frutas que vão para o cardápio da merenda escolar. Ele aproveitou para destacar que já existe um planejamento entre a Seme e os gestores das escolas quanto ao fornecimento do cardápio especial para alunos com seletividade alimentar.
“A gente pretende oferecer essa modificação no cardápio para essas crianças com essas necessidades especiais, nós já atendemos criança com intolerância à lactose, atendemos deficiência celíaca que não podem comer glúten, crianças diabéticas e agora temos esse novo desafio que é oferecer um cardápio especial para crianças com seletividade alimentar”, explicou.
Para a diretora da escola, Wirla Batalha, a alimentação que vem para a instituição tem sido suficiente para atender os 420 alunos dos turnos da manhã e tarde. Ela destacou a importância do cardápio online para que os responsáveis também possam acompanhar de casa a alimentação das crianças.
“Sabemos que a nossa comunidade é parcial, têm pessoas que chegam aqui e fazem uma única refeição na escola, outros que temos exemplo de crianças que a única vez que comem comida mesmo é aqui e fora não comem, eles já relataram isso pra gente. Então, nós sabemos a importância dessa alimentação ser servida”, disse.
As crianças aprovaram a merenda.
“A merenda está muito boa, minha comida preferida é arroz com frango, dou nota 10”, disse a estudante Alice de 8 anos.
“Vou dar nota 10, está muito boa essa comida”, falou o estudante Miguel de 7 anos.
“É muito boa, eu gosto de omelete e agradeço a escola por dar esse lanche tão gostoso”, disse a estudante Isis de 8 anos.