Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Desfile de moda amazônica reúne modelos e estilista indígenas

(Fotos: Ruda Marques)

As peças das culturas indígenas têm ganhado cada vez mais destaque no mundo da moda. A programação do Amazon Poranga Fashion | Povos da Amazônia, evento de moda que mostra a diversidade da moda Amazônica, reuniu nos 21 e 22 de junho, em Manaus (AM), estilistas, artesãos e modelos indígenas e não indígenas da Amazônia.

Alana Manchineri estreou nas passarelas de Manaus (Foto: Ruda Marques)

Promovido no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, o desfile desta quinta-feira, 22, contou com a participação da modelo, comunicadora e liderança indígena acreana, Alana Manchineri, que desfilou para a marca “Yra Tikuna” do Ateliê Aikünatchica da Yra, da estilista Yra Tikuna.

“O convite veio da estilista, da Yra Tikuna. Foi incrível, mas foi um desafio, pois quando fomos fazer o ensaio, percebi que só tinha eu de pessoa gorda. Nós temos que fazer um processo de descolonização na moda, dando espaço para outros corpos também. Foi um baita desafio, mas eu fiquei super feliz e emocionada”, conta Alana, que enfrentou as passarelas pela primeira vez.

Todas as peças da estilistas Yra Tikuna são confeccionadas a mão, que começou a costurar aos 12 anos de idade e, desde então, desenvolve um trabalho de amor, resgate e empoderamento da cultura indígena.

“Sempre que tem desfile, fico emocionada de ver as minhas peças serem utilizadas pelas modelos indígenas. O primeiro desfile que eu fiz foi há 7 anos, e eu uso a natureza para fazer os grafismos e os desenhos nas peças confeccionadas. Me sinto muito feliz de mostrar a nossa cultura através dos grafismos”, conta a estilista.

Yra Tikuna é do interior do Amazonas, Tambatinga, do povo indígena do povo Magüta do Alto Rio Solimões. “Eu repasso para os meus filhos, para os meus parentes que a gente não tem que ter vergonha  do que somos, do que realmente queremos, de onde viemos, da nossa história”, destaca a estilista.

Alana Manchineri é acreana e está morando em Manaus há dois. O Amazon Poranga Fashion | Povos da Amazônia reuniu outros estilistas indígenas e não indígenas, bem como artesãos e modelos amazônicos.

O Amazon Poranga Fashion | Povos da Amazônia reuniu outros estilistas indígenas e não indígenas, bem como artesãos e modelos amazônicos (Foto: Ruda Marques)

O evento contou com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Associação Amazônia de Produção, Organização e Incentivos Artísticos (Apoiar).

 

 

Sair da versão mobile