A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) aderiu ao Junho Vermelho, dedicado a conscientização e mobilização em torno da doação de sangue. A campanha visa, principalmente, abastecer os hemocentros que precisam atender a várias demandas da população. Para isso é preciso sempre manter os estoques de sangue acima da média, objetivando garantir esse serviço que é essencial a vida.
Já nesta quinta-feira, 1, a fachada da sede da instituição em Rio Branco, foi iluminada em vermelho em alusão a campanha que faz referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 14 de junho. Além disso, a DPE desenvolve ações internas por meio da equipe do setor de Humanização, incentivando e estimulando a doação de sangue entre defensores, servidores e estagiários.
A defensora-geral, Simone Santiago, destacou a importância da iniciativa da Defensoria Pública e de seu teor altruísta. “Nós da DPE nos solidarizamos com a causa, estamos apoiando esse movimento que representa tanta relevância para as pessoas e pode salvar vidas. Doar sangue é um gesto de compromisso com a sociedade, nos traz satisfação saber que podemos ajudar”, disse.
Quem pretende doar pela primeira vez pode entrar em contato com a Hemoacre pelo telefone 3248-1380 para mais informações. Órgãos, instituições, empresas privadas, congregações religiosas podem ligar e também agendar para facilitar o recebimento dos doadores. Ao chegar no Hemoacre, uma entrevista de triagem é feita antes de realizar a doação. O ato de doar é simples, rápido e totalmente seguro. Todo o material usado é descartável evitando riscos de contaminação.
Para doar sangue:
— É preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg.
— Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
— Estar alimentado.
— Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas anteriores à doação.
— Portar documento de identificação com foto