Mais de R$ 570 milhões. Esse é o volume do investimento que a Energisa vai investir somente neste ano. Desde que chegou ao Acre, a Distribuidora já investiu mais 1,5 bilhão em obras estruturantes para proporcionar mais qualidade e ampliar o fornecimento de energia.
Isso é fundamental para suportar o desenvolvimento e o crescimento econômico da região, nos setores industrial, comercial e residencial, contribuindo para a geração de empregos e renda da população.
As obras vão beneficiar todos os municípios do estado, contribuindo para a melhoria e a ampliação do fornecimento de energia. Entre as obras destacam-se: construção de sete subestações e linhas de distribuição de energia nos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Mâncio Lima, e melhorias na subestação de Sena Madureira. Também serão construídas novas redes de distribuição para atender aos municípios de Porto Acre e Bujari.
As subestações de Transacreana e Mâncio Lima já estão em funcionamento proporcionando a maior qualidade da energia fornecida os clientes nessas regiões. Ainda este ano, serão inauguradas as subestações de Acrelândia, Feijó e Tarauacá e a Floresta, localizada em Rio Branco.
Ao chegar ao Estado, a Energisa em 2019, ampliou a subestação em Epitaciolândia que beneficiou os clientes residenciais, comerciais, rurais e industriais dos municípios de Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri.
Ainda em 2019, a subestação Alto Alegre, localizada em Rio Branco, aumentou a disponibilidade energética em cerca de 30% na Capital, Porto Acre, Bujari e a Vila do V.
Em dezembro de 2020, uma nova linha e subestação em Manoel Urbano e Assis Brasil entraram em funcionamento com o objetivo de aumentar a disponibilidade e melhorar a qualidade do fornecimento de energia na região.
“O nosso objetivo é fornecer uma energia confiável e de qualidade para melhor atender os nossos clientes e proporcionar a sustentabilidade em energia para o desenvolvimento e o crescimento econômico do Estado do Acre”, concluiu o diretor-presidente da Energisa Acre, Ricardo Xavier.
PROGRAMA LUZ PARA TODOS
A vida de mais de 6 mil famílias no Acre mudou com a chegada da energia elétrica por meio do programa Luz Para Todos. Com isso, desde 2019, tomar água gelada ou conservar alimentos refrigerados passou a ser possível a esses clientes.
Nesse período, as obras como por exemplo, construção de quase 2,2 mil quilômetros de rede de distribuição, ocorreram em todos os munícipios do estado, com investimento de R$ 125,5 milhões para levar qualidade de vida aos acreanos.
Para o biênio 2023/2024 estão previstas outras 4 mil novas ligações. O Luz Para Todos é um programa do Governo Federal que tem objetivo de levar energia elétrica para áreas rurais que ainda não possuem acesso a esse serviço essencial.
PROGRAMA MAIS LUZ PARA AMAZÔNIA
A Energisa realizou ano passado 1.368 novas ligações com energia solar em casas localizadas nos pontos mais remotos do estado, levando energia limpa, segura e sustentável 24 horas por dia, por meio do programa Mais Luz para a Amazônia, do Governo Federal. Para 2023 estão previstas 2,5 mil novas ligações.
As instalações dos sistemas de geração de energia solar são feitas em áreas de difícil acesso, distantes das redes elétricas convencionais. Em muitos casos, as famílias nunca tiveram acesso à eletricidade. Em outros, a iniciativa substitui o uso de pequenos geradores a diesel ou gasolina, que funcionam apenas por algumas horas ao dia, e hoje são a fonte de energia elétrica de muitas famílias que vivem nestas regiões.