Após inúmeras reclamações nas redes sociais e matérias na imprensa local, o Governo do Estado do Acre se manifestou sobre o uso da pista do aeródromo de Xapuri para fins recreativos. Isto porque, até antes da entrega do local revitalizado, a população utilizava o local para a prática de caminhadas e corridas, o que foi proibido após a reinauguração.
Veja a nota na íntegra:
O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), com base no regulamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no intuito de garantir a segurança aeroportuária do aeródromo de Xapuri, vem a público esclarecer que é considerada incursão em pista toda:
“ocorrência em aeródromo envolvendo a presença incorreta de aeronave, veículo ou pessoa na área protegida de uma superfície designada para pouso e decolagem de aeronaves’’. (RBAC Nº 153, Emenda nº 7)
Assim, o Deracre esclarece que o uso da pista de pouso para fins recreativos, como caminhada, representa um elevado risco à segurança operacional do aeródromo.
Caso haja um acidente aeronáutico derivado de uma incursão em pista, suas consequências tendem a ser catastróficas, com graves ferimentos ou perda de vidas humanas, face à alta velocidade das aeronaves quando trafegando no local.
Assim, fica proibida a movimentação e permanência de pessoas nessa área.