Uma mobilização contra o PL 490, mais conhecido como Marco Temporal, está marcada para esta quarta-feira, 7, a partir das 9h30, em frente a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O manifesto vai reunir indígenas de vários povos do Estado, movimentos sociais e ativistas, que juntos reivindicam a derrubada da tese do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal (STF).
O STF deverá julgar a tese nesta quarta-feira. “Vale ressalta que esse ato não ocorrerá somente no estado do Acre, mas em todo território nacional e, em Brasília, esperamos que a voz dos indígenas nesse momento ecoem por todo o Brasil”, destacou a jovem liderança indígena, Ruwi Manchineri.
A manifestação em frente a Aleac é articulada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), juntamente com suas organizações de base.
Apoiam ainda o evento a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Pastoral da Juventude, Coordenação Pastoral da Terra, Manxinerune Tsihi Pukte Hajene (Matpha), SOS Amazônia, Comitê Chico Mendes, entre outras organizações.
“Vamos ampliar a luta, dar visibilidade e unir forças contra o tema do Marco Temporal”, destacou Ruwi.