Na manhã desta segunda-feira, 26, os moradores do Ramal da União e do Barro Alto se uniram para fechar a Rodovia Ac-90, na estrada Transacreana, com pedaços de madeira e pneus, para reivindicar melhoria na infraestrutura da localidade.
O protesto ocorreu na altura do km 7, próximo a moradia de alguns produtores que estiveram presentes na manifestação. A população reivindica, principalmente, um piçarramento e a desobstrução de bueiros no Ramal União.
“Vai chegar o inverno e a gente vai ficar na buraqueira. Ninguém sabe quando a equipe da prefeitura vai entrar para trabalhar no nosso ramal e a gente sofrendo na buraqueira, não pode nem trabalhar direito, você vem numa moto e é um sacolejo danado”, disse Nem Castilho, um dos produtores que mora no Ramal.
Segundo o produtor, existe um projeto da Prefeitura que inclui o ramal, chamado ‘Ramais da Dignidade’. Entretanto, o projeto não está sendo realizado como deveria.
“O maquinário passou pela principal mas não entrou no ramal. Tem um trator parado há mais de uma semana lá perto e não começaram a trabalhar”, denuncia o morador.
A Prefeitura de Rio Branco e o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) estiveram no local para uma negociação com os moradores. O poder público combinou uma visita ao ramal na terça-feira, 27.