O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, realizou, nos dias 28 e 29, visitas de inspeção no Centro POP, Casa de Acolhimento Dona Elza e Casa Albergue Ruhama. O objetivo dessas inspeções foi monitorar o atendimento prestado a pessoas em situação de rua e outras vulnerabilidades.
O promotor de Justiça Tales Tranin conduziu as visitas às unidades de atendimento, juntamente com equipes técnicas do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e Núcleo de Apoio Técnico (NAT). Os representantes do MPAC foram recebidos pelos responsáveis administrativos do Centro POP, Casa de Acolhimento Dona Elza e Casa Albergue Ruahma.
Durante as visitas, o promotor de Justiça conversou com os gestores e conheceu o funcionamento das unidades. As equipes do NAT e Natera promoveram entrevistas com técnicos e usuários, além de verificar a estrutura predial, o quadro profissional, o orçamento, as condições sanitárias e a qualidade do atendimento fornecido à população. As informações coletadas serão utilizadas na elaboração de relatórios técnicos.
“Após a última inspeção realizada no ano passado, estamos avaliando diversos aspectos, como a estrutura física e a equipe de atendimento nas unidades. Com base no relatório que será elaborado, faremos uma análise minuciosa das falhas, melhorias e piorias identificadas, com o objetivo de obter um levantamento completo das necessidades. Em seguida, emitiremos recomendações para que sejam realizadas as devidas adequações e melhorias nas unidades que apresentarem deficiências”, destacou o promotor de Justiça.