3 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

‘Não é o mesmo carrapato comum do cão’, diz infectologista do Acre sobre febre maculosa

O assunto teve muito destaque na Capital, principalmente por informações 'desencontradas' em relação à enfermidade.

Dell Pinheiro por Dell Pinheiro
21/06/2023 - 09:44
Manda no zap!CompartilharTuitar

'Não é o mesmo carrapato comum do cão', diz infectologista do Acre sobre febre maculosa

Em um vídeo postado nas redes sociais, o médico infectologista Thor Dantas deu detalhes sobre a transmissão e os sintomas da febre maculosa, conhecida popularmente como doença do carrapato. O assunto teve muito destaque em Rio Branco esta semana, principalmente por informações ‘desencontradas’ em relação à enfermidade.

“Primeiro comentar que é uma doença transmitida pelo carrapato silvestre. O carrapato do cavalo e da capivara. Não é o mesmo carrapato comum do cão. Segundo: dizer que é uma doença rara. Corre em média uns 160 casos por ano no Brasil, a maioria deles é concentrado principalmente na região sul, sudeste e de Mata Atlântica. Com alguns surtos de vez em quando, principalmente no interior de São Paulo”, frisou Dantas .

O especialista ressaltou que o problema dessa doença é que no início ela se parece muito com qualquer outra doença febril.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“O diagnóstico passa despercebido. Se tratada no início a evolução é boa, mas se demora muito pra ser tratada, em fase mais tardia, a letalidade é alta, chega a 60 %. A doença ainda não foi identificada na região Amazônica”.

Thor falou sobre a possível transmissão da doença através das capivaras que circulam em diferentes áreas da cidade, principalmente na região da Ufac.

“A gente tem aqui as capivaras, tem os carrapatos, mas a bactéria não está circulando entre eles. A bactéria não foi identificada entre nós, ainda. O que a gente precisa do ponto de vista da saúde humana, é manter os estudos regulares, buscando a doença no carrapato pra identificar a circulação da bactéria antes de ocorrer casos entre seres humanos. Assim, a gente se prepara pra uma eventual chegada dessa bactéria entre nós”.

Apesar de não ter registros da doença no Acre, o infectologista pede que à população tenha prudência.

“De qualquer forma, vale a dica de sempre. Quem fizer atividade na área de parque, de mata ou de floresta, buscar no corpo pra ver se identifica algum carrapato. Eles são bem pequenininhos. São como mucuim e maruins. Se tiver, tire com uma pinça puxando pela parte mais perto da pele, assim você evita dele soltar a saliva que é de onde vem a bactéria”.

O infectologista concluiu enfatizando que, os que tiverem sintomas de febre e que estiveram em área que tem carrapato, procurem uma unidade de Saúde.

Assista ao vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dr Thor Dantas (@drthordantas)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prazo para inscrições no Sisu do 2º semestre acaba nesta quinta-feira

Próxima Notícia

Friale anuncia chegada do inverno no Acre: ‘estação mais fria e seca’

Mais Notícias

Foto: assessoria
Geral

Com salários de até R$ 9 mil, Ambev abre mais de 200 vagas de Trainee e Estágio em busca de jovens talentos

02/09/2025
Foto: Marcus José/O Alto Acre
2º destaque

Forte temporal alaga ruas em Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija; assista

02/09/2025
Unidades de Saúde de Rio Branco estarão abertas durante o feriado e fim de semana
1º destaque

Unidades de Saúde de Rio Branco estarão abertas durante o feriado e fim de semana

02/09/2025
Foto: José Caminha/Secom
3º destaque

Delegado-geral da Polícia Civil do Acre é investigado por supostamente dirigir alcoolizado carro oficial

02/09/2025
Foto: Iryá Rodrigues
Geral

Rio Branco registra ar mais limpo em setembro, mas ainda respira fumaça 2 vezes acima do recomendado pela OMS

02/09/2025
Artigo: 'Endividamento no Brasil e a Urgência da Educação Financeira nas Escolas'
Destaques Cotidiano

Artigo: ‘Endividamento no Brasil e a Urgência da Educação Financeira nas Escolas’

02/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Friale anuncia chegada do inverno no Acre: 'estação mais fria e seca'

Friale anuncia chegada do inverno no Acre: 'estação mais fria e seca'

Foto: Reprodução Voz do Norte

Caminhão escorrega de rampa e quase afunda no Rio Juruá

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre