O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (Progressistas) assinou, na manhã desta quarta-feira, 7, a ordem de serviço para o início dos trabalhos do programa Recupera Rio Branco. Mais de 400 ruas de bairros atingidos pela cheia do Rio Acre no início do ano receberão os serviços da prefeitura.
Cerca de 10 empresas contratadas por meio de licitação trabalharão no programa, que conta com recursos do município e apoio do Governo Federal. O presidente do Sindicato das Empresas de Construção Civil, Carlos Afonso, estima que as obras gerarão uma média de 150 empregos diretos. “Vai movimentar o setor, que está parado, e, consequentemente, a economia na cidade”, pontua.
Os trabalhos começam na segunda-feira, 12. A previsão de entrega das obras é de 60 a 90 dias. A prefeitura frisou que somente as ruas afetadas pelas águas do Rio Acre serão contempladas. Os locais atingidos pela cheia dos igarapés sofrerão intervenção na próxima etapa do programa, ainda sem data para lançamento.
Cadeia Velha, Cidade Nova, Taquari e Canaã são alguns dos bairros contemplados com limpezas, remendos, recapeamentos e outros serviços.
O prefeito Tião Bocalom afirmou que essa é a hora de recuperar o que as águas “estragaram, encerrando o ciclo de um dos maiores desastres que nossa cidade já viu”.
“Boa parte da infraestrutura desses bairros foi afetada e a prefeitura volta com todo o vapor para restaurar os danos”, disse o gestor, que prometeu fiscalizar pessoalmente a qualidade do trabalho. “Estou exigindo um serviço decente. Não é porque o dinheiro é público que tem que fazer o trabalho de qualquer jeito. Então, por favor, deem o seu melhor”, disse Bocalom aos representantes das empresas vencedoras do processo licitatório”.