Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Os ramais estão saindo’, diz Bocalom ao visitar obras de recuperação de ramais

Prefeito foi ver de perto os serviços em andamento nos ramais do pólo Geraldo Fleming e Moreno Maia (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

O prefeito Tião Bocalom, acompanhado do secretário de agricultura do município, Eracides Caetano, visitaram as obras do programa ramais da dignidade, que visa mobilizar toda a estrutura do poder público para uma grande ação de recuperação. São pouco mais de 50 ramais que estão recebendo serviços de drenagem, raspagem, piçarramento e construção de pontes. O programa irá recuperar 1500 quilômetros de trecho e irá beneficiar mais de 4O mil famílias.

Nessa sexta feira (9), o prefeito foi ver de perto os serviços em andamento nos ramais do pólo Geraldo Fleming e Moreno Maia, ele lembrou que no ano de 2021, época de pandemia, nada andou e o orçamento era outro.

“Em 2022 eu coloquei um orçamento de 25 milhões para ramais, não usamos pois não tinha máquina, tentamos comprar máquina e nao conseguimos, tentamos alugar, e só conseguimos no final do ano passado. Esse ano, graças a Deus, temos uma quantidade boa de maquinas alugadas e estamos aguardando as empresas entregarem as máquinas que compramos. Agora posso dizer que os ramais estão saindo, e vão continuar saindo.”

O secretário de Municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, acompanha os serviços diariamente. No pólo agrícola Geraldo Fleming, serão cerca de oito quilômetros de benefício nos principais ramais do pólo, os serviços de limpeza, raspagem, alinhamento e baluamento, já estão adiantados. Segundo o secretário, tudo para incentivar e manter o produtor no campo.

“A importância, é que o produtor, poder produzir e ter como escoar a produção, isso segura aqui o produtor na zona rural, se ele não tiver como produzir e nem como escoar a produção, ele vai pra cidade, mas na cidade não tem emprego pra todo mundo, e aqui na zona rural ele sabe o que está fazendo e sabe ganhar dinheiro.”

O produto rural João da Silva, mora no ramal há 23 anos, na propriedade dele tem de tudo um pouco, da banana a mandioca, agora com o ramal de boa qualidade, ele pretende aumentar ainda mais a produção.

“Melhorou em tudo, o que a gente tiver dá pra tirar pra vender. agora com o ramal vamos produzir ainda mais, se Deus quiser.

Nessa propriedade, o prefeito foi recebido com um café da manhã, e conheceu a produção de alevinos do seu Vailton Gonçalves. O produtor, lembrou da dificuldade de levar o produto para a cidade no passado.

O produtor rural, Vailton  Gonçalves, explicou que muitos perdiam suas mercadoria pois não tinham como escoar.

“O caminhão atolava, era muito sofrimento, agora com a estrada eu tenho certeza que vai ser alegria pra muita gente. Pois além de tudo vai incentivar o produtor a produzir mais. Eu tenho sete tanques de peixes aqui, quero chegar aos dez esse ano aqui ainda, pois agora com estrada temos condições de tirar.”

Outra propriedade rica em produção na região, é a com o cultivo de hidroponia, que é a técnica de cultivar plantas sem solo. No local é produzido alfaces e toda a produção vai para os mercados locais. Para eles, um ramal com boa trafegabilidade facilita a escoação.

Além da recuperação de oito quilômetros de ramais no pólo Geraldo Fleming, a prefeitura também incentiva no preparo da terra. É a primeira gradição do ano.

A parceria com os produtores no preparo da terra, é de quatro gradiações durante o verão, com esse fomento, o solo já estará pronto para receber os primeiros plantios logo no início das chuvas.

O produtor rural Thiago Dantas, está pagando apenas 75 reais em cada gradiação, no particular, ele iria pagar mais de duzentos reais a hora.

“O trabalho está bom, de qualidade ajudando a gente  e um trator aqui se fossemos pagar com recurso próprio mesmo seria 200 reais a hora mais ou menos, não teríamos condiçoes. Agora com a ajuda da prefeitura vamos conseguir plantar e colher, e escoar o nosso produto.”

“São 22 tratores agrícolas que estão trabalhando,  a gente quer fazer um primeiro corte, a primeira aração com grade pesada, e voltar em uns 45 dias fazendo nova gradiação, lá pelo mês de setembro e outubro entrar com a grade leve que a gente chama de grade niveladora, e aí sim, o produtor poder plantar, e ele saber que vai plantar, colher, e ganhar dinheiro, a nossa prefeitura está com projeto de fomentar o nosso produtor rural.”

O presidente da Associação do Pólo Geraldo Fleming, Jonizete Lima, disse que desde sua fundação, o pólo nunca recebeu tanta assistência do poder público como está recebendo agora.

“Ramal e terra aradada, isso nunca aconteceu, houve uma gestão passada, mas era uma coisa ou outra, nunca acontecia casar as duas coisas ao mesmo tempo. Quer dizer, que nós vamos ter acesso de inverno a verão, e vamos produzir pra sai com a nossa produção”, frisou o prefeito.

Do Pólo Geraldo Fleming, o prefeito e sua comitiva técnica, foram até ao pólo Moreno Maia, acompanhar as obras de recuperação dos ramais daquela da região. As máquinas, por duas frentes de serviços: No ramal Kaipora e barro alto, que liga o pólo agrícola pela estrada transacreana e no ramal Moreno Maia, que dá acesso pela estrada do Benfica, após a travessia no rio Acre, por meio de balsa. Nessa região, são pouco mais de 200 quilômetros de ramais em recuperação por meio do programa ramais da dignidade.

“Até o final do mandato, serão mil e duzentos quilômetros de ramais rodando de inverno a verão, tenho fé em Deus que vamos fazer isso. Isso significa duas estradas daqui a Cruzeiro do Sul”, afirmou o prefeito.

Para quem precisa transportar a produção durante todo o ano, como é o caso do produtor José Airton, disse que os serviços estão satisfatórios.

“Muita gratidão, sabendo que em um feriado como esse, o prefeito veio aqui, pisando nessa lama, nas terras, sabendo que a obra vem. Que essa grande obra seja abençoada para toda essa população do Moreno Maia, através desse grande homem, nosso prefeito Bocalom que está nos abençoando.”

“Essa é a nossa prefeitura, esse é o nosso desafio, essa é a vontade que a gente tem pra poder melhorar a vida daquele que trabalha, que produz, e gera renda, e leva riqueza pra cidade, o homem do campo”, finalizou o prefeito.

Sair da versão mobile