O próximo edital do certame da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) está previsto para ser lançado ainda este ano, oferecendo um total de 502 vagas para cargos de níveis médio e superior. A portaria autorizando o concurso foi publicada em maio de 2023 e já confirmou os cargos que serão contemplados.
Para o nível médio, haverá oportunidades para o cargo de Agente em Indigenismo, com previsão de 152 vagas e remuneração de R$5.349,07.
Já para o nível superior, os cargos confirmados incluem: Administrador (26 vagas), Antropólogo (19 vagas), Arquiteto (1 vaga), Arquivista (1 vaga), Assistente Social (21 vagas), Bibliotecário (6 vagas), Contador (12 vagas), Economista (24 vagas), Engenheiro (20 vagas), Engenheiro Agrônomo (31 vagas), Engenheiro Florestal (2 vagas), Estatístico (1 vaga), Geógrafo (4 vagas), Indigenista Especializado (152 vagas), Psicólogo (6 vagas), Sociólogo (12 vagas), Técnico em Assuntos Educacionais (2 vagas) e Técnico em Comunicação Social (10 vagas). A remuneração prevista para esses cargos de nível superior é de R$6.420,87.
Além dos cargos confirmados, a comissão responsável pelo concurso já foi formada e está trabalhando na escolha e contratação da empresa que ficará encarregada das etapas de avaliação dos candidatos. Somente com a banca contratada é que o edital poderá ser publicado, com prazo limite estipulado para o dia 2 de novembro.
No entanto, é provável que o processo ocorra no início do segundo semestre. As provas estão previstas para serem aplicadas dois meses após a publicação do edital, ou seja, até janeiro de 2024, caso o prazo limite seja cumprido.
O último concurso da Funai foi realizado em 2016, com uma oferta inicial de 220 vagas.