O réu Elton Oliveira Meira, de 25 anos, foi condenado a mais de 34 anos em regime inicial fechado pela morte do idoso Simar Gomes da Silva, de 64, durante um assalto a um ônibus na BR-364, em Rio Branco, em janeiro deste ano. A decisão é do juiz Gustavo Sirena, da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco.
Meira foi condenado pelos crimes de latrocínio, roubo e corrupção de menor. A sentença foi publicada após audiência de instrução e julgamento realizada no último dia 18 de maio, quando foram ouvidas vítimas, testemunhas e o réu foi interrogado.
Durante audiência, conforme o processo, o acusado confessou o crime e disse que foi ele quem teve a ideia de fazer o assalto. Ele relatou que, junto com o comparsa, entrou no ônibus como sendo passageiro e, durante a viagem, anunciou o assalto. Ainda no interrogatório, o réu disse que roubou 16 celulares e que a vítima foi morta por um tiro disparado por seu parceiro porque reagiu ao assalto. Ele também afirmou que não sabia que o comparsa era menor de idade.
O assalto dentro de um ônibus da empresa Transacreana ocorreu no último dia 10 de janeiro deste ano, na região do bairro Belo Jardim II, no Segundo Distrito da capital. A investigação constatou que o idoso reagiu ao assalto segurando a arma de um dos suspeitos e acabou levando um tiro no pescoço. A vítima morreu no local.
Além de Meira, um adolescente de 14 anos também foi apontado como suspeito no crime de latrocínio. A dupla também foi reconhecida pelas vítimas que estavam no ônibus. O processo aponta que, ao todo, foram 16 vítimas do assalto, sendo que o idoso acabou morrendo.