A Associação Médica Brasileira (AMB) emitiu, nesta sexta-feira, 16, uma nota de repúdio contra o senador Alan Rick (União Brasil), após discurso na tribuna do Senado em que denuncia suposto boicote a médicos formados no exterior no Programa Mais Médicos.
O órgão se disse “consternado” com a fala do parlamentar acreano, que acusou, nesta terça-feira, 13, médicos com registro no Brasil de travar a participação de profissionais formados no exterior no programa do governo federal.
De acordo com Rick, médicos já registrados no Brasil estariam se inscrevendo no programa, sem a intenção de ocupar as vagas, apenas para dificultar o acesso dos demais profissionais.
Na nota de repúdio, a AMB classifica as acusações do senador como “muito graves” e afirma que elas prestam um desserviço à sociedade.
Ao longo da semana, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) e o Conselho Regional de Medicina (CRM-AC) também repudiaram as falas do senador. O Sindmed comunicou que vai entrar com um pedido de cassação de Rick por quebra de decoro.