Os decretos assinados pela vice-prefeita Marfisa Galvão, que exoneravam Anderson Nascimento da presidência da Fundação Garibaldi Brasil e Valtim José, chefe da Casa Civil e braço direito do prefeito Tião Bocalom, não foram publicados no Diário Oficial desta quinta-feira, 29.
Com o prefeito em viagem para Porto Alegre, Galvão assumiu temporariamente o cargo e tomou a decisão de demitir os dois funcionários públicos. No entanto, os decretos não apareceram na edição oficial, gerando questionamentos sobre o motivo pelo qual eles não foram publicados.
Diante da situação, a vice-prefeita declarou que pretende recorrer ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) caso a gestão não envie os decretos para a publicação no Diário Oficial.
As possíveis exonerações são apenas mais um capítulo no rompimento político que vem se desenrolando entre o prefeito Bocalom e sua vice. As divergências entre os dois têm sido evidentes, e essa disputa política parece estar afetando diretamente o funcionamento da administração municipal.
O retorno de Bocalom ao Acre está previsto para sábado à noite, e caso as exonerações sejam finalmente publicadas no Diário Oficial de amanhã, é provável que o prefeito as torne sem efeito na próxima semana, como ressaltou o secretário de Comunicação da prefeitura municipal de Rio Branco, Ailton Oliveira.
“O prefeito está viajando a trabalho, nesse momento participa de um Fórum, em Porto Alegre, sobre mobilidade urbana. Não quis se manifestar, mas lamentou o que está acontecendo. Quando chegar vai fazer sem efeito as exonerações”, frisou Oliveira.