Por meio de uma nota divulgada nesta terça-feira, 13, o Sindicato dos Urbanitários do Acre anunciou um comunicado de greve à população. De acordo com o presidente Marcelo Jucá, uma paralisação de 24 horas dos trabalhadores da Control Construções Ltda, empresa terceirizada responsável pela leitura de energia elétrica no estado do Acre, está definida para a próxima terça-feira, 20.
A greve e a paralisação serão concretizadas, caso as negociações com a empresa não avancem, explica Marcelo Jucá.
“Essa empresa é uma terceirizada da Energisa, e o tiquet alimentação dos trabalhadores da Control, por exemplo, é muito abaixo do que eles precisam para se alimentar na rota, pois eles precisam comprar comida quando saem para realizar as leituras, retornando apenas no fim da tarde. Além do salário ser apenas um salário mínimo”, salientou o sindicalista.
Ainda segundo o presidente do Sindicato dos Urbanitários do Acre, a Control Construções Ltda marcou uma reunião online com a categoria, mas não compareceu. “Eles apareceram novamente, após três semanas, marcaram uma reunião e apresentaram uma proposta muito distante do que de fato foi a proposta apresentada pelos trabalhadores através do sindicato”.
Nesta quarta-feira, 14, a empresa vai realizar uma nova rodada de negociação com os trabalhadores, que, a depender do que for apresentado, pode culminar na greve ou não.