Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Inteligência e sabedoria empírica

Tardiamente aprendi que se aprende errando. Que crescer não significa fazer aniversário. Que o silêncio às vezes é a melhor resposta. Que amigos leais conquistamos sendo nós mesmos. Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela. Que a natureza é uma das coisas mais perfeitas na vida. Que o julgamento alheio não é importante. Que o que realmente importa é amar quem nos ama e a paz interior. Todos esses ensinamentos aprendi com meus amados pais. Pessoas humildes, simples, mas dotados de imensa sabedoria empírica e inteligência emocional.
Por ser descente direta de portugueses aprendi cedo a ouvir o adágio é português diz que “navegar é preciso, viver não é preciso”.
Minha interpretação na infância imaginava a bravura nos navegantes que se lançaram ao mar para cumprir a missão, a precisão descobriu na lei a sua norma, ou seja devemos honrar a história e viver somente para o ideal.
Meu pai querido e tão saudoso dizia que a vida é imprecisa. Que o sentido da precisão, é algo que pode ser como não ser, porque a pontualidade de uma pessoa inteligente deve contar com o imprevisto.
Lembro dele dizendo que não adianta fazer tanto cálculo pois a vida se resolve no desenrolar do momento.

A exatidão se determina exteriormente, os desenhos traçam as distâncias e as alturas para limitar o entendimento, na realidade alcançamos a precisão, mesmo empurrando os limites para bem além da determinação.
Às pessoas são limitadas e têm medo de se perder sem poder encontrar o caminho de volta. A ideia de olhar para o espelho e pregar o ideal transforma o seguidor em tolo.
A pessoa que acredita numa receita que dá o cálculo exato do que fazer, como se tudo ao redor permanecesse invariável e pudéssemos ignorar as circunstâncias.

Em seu entendimento e com seu jeito calmo de falar meu pai dizia que mais importante no ideal é a referência capaz de questionar. Que eu deveria indagar qualquer dúvida que tivesse na vida e também dizer a verdade sempre porque o esclarecimento coloca as pessoas dentro da realidade.

No sentido de precisão devemos ser capazes de enfrentar a crítica e desfazer as ilusões, pois o ideal que se coloca no caminho vem ao encontro para ser realizado como potência que abre caminhos.

 

 

Sair da versão mobile