Em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre, pelo menos quatro ônibus escolares estão abandonados há anos em um barracão na cidade, onde funciona um depósito da Prefeitura.
A reportagem apurou que os veículos estão no município há alguns anos e seriam destinados a estudantes, inclusive para o transporte social de pessoas com necessidades especiais de locomoção. No entanto, o que se vê é que os ônibus, estão totalmente sem manutenção, degradados pelo tempo e cobertos de poeira.
Há ônibus seminovos parados por falta de manutenção, o que leva os alunos a se deslocarem a pé até as escolas do município.
“É uma vergonha para esse prefeito deixar isso acontecer, nenhum outro prefeito fez isso. Se não tivesse ônibus tudo bem, mas deixar os alunos irem andando para aula por falta de manutenção nos ônibus escolares é crueldade”, disse a mãe de um aluno.
Segundo a resolução do Governo Federal, a manutenção dos veículos é de responsabilidade exclusiva da prefeitura detentora da posse do veículo.
Em um áudio, a mãe do aluno disse estar surpresa com o cenário que encontrou e classificou a cena como um desperdício de dinheiro público. Ela lembra que os equipamentos custaram milhões de reais ao contribuinte, e que agora simplesmente apodrecem sem uso.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do prefeito Valdélio Furtado, que não repassou informações sobre a denúncia. O espaço segue aberto para maiores esclarecimentos.
Com informações Juruá em Tempo