O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na semana passada a Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado do Acre, na escala 1:100.000 (1cm = 1km no terreno). A ferramenta é essencial para o planejamento e implementação de políticas públicas.
O Acre é a sétima base cartográfica lançada no contexto do projeto BC100, sendo o primeiro da região amazônica. Segundo o IBGE, o objetivo é mapear todas as 27 unidades da federação nessa escala. O projeto já mapeou os estados de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Sergipe e o Distrito Federal.
Conforme o IBGE, a base é uma ferramenta fundamental para programas governamentais com foco territorial, análises abrangentes das unidades da federação e para o suporte na representação de aspectos sociais, econômicos e ambientais do território, e para o planejamento setorial de obras de infraestrutura, como energia, transporte e comunicações. Também é uma fonte de informação georreferenciada para pesquisadores, professores e estudantes universitários.