O Estado receberá um importante aporte financeiro do governo federal para fortalecer suas ações na área da Segurança Pública. De acordo com informações do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), o Acre terá acesso a R$ 38,44 milhões, representando 3,8% do valor total do fundo.
A previsão é que metade desse montante seja repassada já em agosto deste ano, com o restante sendo liberado até o final de 2023.
Esse investimento é parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas), que busca fortalecer o combate aos crimes na região da Amazônia Legal, com ênfase no enfrentamento dos crimes ambientais. O Acre, por fazer parte dessa região estratégica, integra as ações do plano, visando garantir a segurança e a preservação do meio ambiente.
Além disso, o Estado também foi contemplado com um município prioritário para projetos de Cultura no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, conhecido como Pronasci 2. A Capital Rio Branco está entre os 163 municípios listados, sendo uma oportunidade para desenvolver projetos específicos na área da segurança com foco na cultura e na cidadania.
O governo federal lançou o Programa de Ação na Segurança (PAS) na última sexta-feira, 21. A iniciativa se constitui em um amplo pacote de medidas que serão implementadas em parceria com estados e municípios. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, detalharam as ações desse programa em um evento realizado no Palácio do Planalto.